The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: Deputados na Suécia

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Deputados na Suécia

A Suécia é uma monarquia constitucional, com um sistema parlamentar de governo, em que a realeza está despojada de qualquer poder que não seja meramente decorativo. Assim sendo, quem na realidade detém o poder político são os representantes eleitos pelo povo, só que o fazem de uma forma totalmente diferente daquela que é comum em Portugal, nomeadamente não aparecem a queixar-se do sacrifício que fazem em nome da nação, como foi o caso recentemente aqui comentado de um senhor deputado à Assembleia da República.
Os parlamentares suecos vivem em pequenos apartamentos que lhes são destinados, sem quaisquer empregados que lhes façam as tarefas domésticas, pelo que são obrigados a cozinhar, arrumar e até a lavar a própria roupa. Por cá os deputados vão comer ao Gambrinus e ao Tavares Rico e para lavar roupa suja reservam as sessões parlamentares, de preferência quando há câmaras de televisão por perto.
Mas as diferenças não ficam por aqui; os deputados não têm direito a secretárias ou assessores, nem a carros com ou sem motorista, e até à década de 90 dormiam num sofá no próprio gabinete que lhes é destinado nas instalações da assembleia. O primeiro-ministro vive numa residência oficial com trezentos metros quadrados, sem empregados e, segundo o porta-voz do governo, lava e passa as suas próprias camisas. Consta até que a sua tarefa preferida é arrumar a casa, coisa que, aparentemente, o seu homólogo português não sabe nem está interessado em fazer.
Realmente a vida na Suécia é muito diferente, talvez se deva a serem ricos, evoluídos, cultos e civilizados. Ao contrário, nós somos pobres, atrasados, burros e primitivos, razão pela qual estamos habituados a ser governados e representados por incompetentes que se fazem pagar a peso de ouro, apaparicados com toda a espécie de mordomias e aos quais ainda ficamos a dever o favor de se terem dado ao trabalho de aceitar cargos de tão grande responsabilidade em nome de 10 milhões de carneiros sem vontade própria nem merecedores de tão ilustres políticos nos seus órgãos dirigentes.
Isto não interessa para nada, em especial para a classe política, mas vejam só como vivem os deputados suecos, são mesmo parvalhões coitados...



Mais uma achega para uma melhor compreensão sobre a vida dos titulares de cargos políticos na Suécia:



Por cá, como sabemos, a coisa é "ligeiramente" diferente, mas não faz mal, os moços precisam e nós, se os queremos ter lá, só temos é de pagar...





Não quero exagerar mas há aqui qualquer coisa que me faz lembrar uma canção do Zeca Afonso. Será só impressão minha?


Sem comentários: