The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: A história dos dois leões

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A história dos dois leões

Certa vez dois leões fugiram do Jardim Zoológico. Um deles resolveu ir para o campo, onde se internou na floresta para não ser encontrado, o outro preferiu ficar pela cidade, achando que seria mais fácil encontrar alimento.
Passados alguns dias o leão que fugira para o campo apareceu na porta do Zoológico, magro, esfomeado e com péssimo aspecto, de tal forma que nem o tratador o reconheceu. O director nem o queria receber, com medo que um animal em tão mau estado viesse conferir má reputação ao Zoo.
Ao fim de muitos meses já ninguém se lembrava do outro leão, aquele que tinha ficado na cidade, até que um dia alguém o denunciou e foi apanhado e enviado para a antiga jaula. Estava gordo, bem tratado e de excelente saúde.
Quando se encontraram, o outro perguntou-lhe como tinha conseguido manter-se alimentado e saudável, ele na floresta ia perecendo à fome e fora obrigado a entregar-se, enquanto o seu amigo sobrevivera na cidade quase um ano sem problemas.
O leão "citadino" explicou ao amigo:
- Foi fácil meu caro, escondi-me numa repartição pública. Sempre que sentia fome comia um funcionário e ninguém dava pela falta dele.
- Então por que resolveste voltar para cá, acabaram-se os funcionários públicos?
- Não meu amigo, os funcionários públicos nunca acabam, há sempre mais e mais. E eu não tencionava voltar nunca. Mas um dia cometi um erro imperdoável que ditou o meu fim. Já tinha comido o director geral, um director de serviços, um chefe de divisão, dois chefes de repartição, um chefe de secção, uma série de funcionários diversos, sem que ninguém alguma vez tivesse dado pela falta deles! Até ao triste dia em que resolvi comer o que tratava do cafézinho...

Já agora, para a coisa não parecer demasiado política, ainda por cima a pouco mais de um dia de uma greve geral, vou deixar aqui mais umas palavras relacionadas com leões, começando por uma outra história:

Certo dia um burro, uma raposa e um leão andavam à caça. O dia correu-lhes bem e conseguiram apanhar várias peças de caça, tendo o leão encarregue o burro de as dividir. O burro dividiu o produto da caçada em três partes igual, dando uma a cada um deles. O leão ficou bastante insatisfeito com a divisão e dirigiu-se ao burro rugindo e rangendo os dentes, acabando por o comer.
Após ter comido o burro, o leão encarregou a raposa de dividir entre ambos o produto da caçada. Esta juntou as três partes em que o burro tinha dividido a caça e entregou tudo ao leão, sem deixar nada para si.
O leão ficou surpreendido e perguntou à raposa: - Quem te ensinou a fazer divisões desta maneira?
Ao que a raposa respondeu prontamente: - Foi a experiência do burro.

Esta historinha aprende-se na escola, mas naquelas escolas para adultos, chamadas universidades. É uma história que tem a virtude de não necessitar de explicação, explica-se a si mesma, quem tenha um pouco de inteligência entende o âmago da coisa. Fundamentalmente serve para introduzir a temática dos pactos leoninos, que são proibidos pela lei nacional.


Artº 994 do Código Civil Português
(Pacto leonino)

É nula a cláusula que exclui um sócio da comunhão nos lucros ou que o isenta de participar nas perdas da sociedade, salvo o disposto no n.º 2 do artigo 992.º

(Os sócios de indústria não respondem, nas relações internas, pelas perdas sociais. Sócio de indústria é aquele cuja entrada para a sociedade é concretizada em trabalho, não em espécie ou em dinheiro.)

Que pena não existir uma proibição dos pactos leoninos nas relações entre dirigentes e dirigidos, muita falta fazia...

Sem comentários: