The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: Adora Svitak, uma pequena lição para os grandes

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Adora Svitak, uma pequena lição para os grandes

Adora Svitak tem apenas 12 anos, mas a sua forma de pensar e de exprimir as suas ideias é verdadeiramente impressionante, mesmo sem levar em conta a sua pouca idade, tal é a coerência do seu discurso e a acutilância do seu pensamento. Esta criança norte-americana estuda pela internet, onde também dá conferências sobre escrita criativa e leitura, e desde os 7 anos que sonha ganhar os prémios Nobel da Paz e da Literatura.

Alcunhada por alguns de "advogada das crianças", em Fevereiro deste ano tornou-se a mais nova oradora de sempre nas conferências TED (Technology, Enternaiment and Design), as famosas TED Talks, às quais espero voltar aqui no blogue dentro de algum tempo e cuja transmissão está prevista em um dos canais por cabo nacionais ainda este ano. Estas conferências são conhecidas por nelas partilharem as suas experiências pessoas brilhantes de todo o mundo. Infelizmente nem todas se encontram legendadas em português no respectivo site, o que se torna um embaraço para quem gostaria de as assistir mas não domina o inglês.

À laia de introdução à conferência que deixou perplexos todos os que a ela assistiram, aqui ficam algumas frases de Adora:

"As crianças ainda sonham com a perfeição. A nossa audácia ajuda a alargar as fronteiras da realidade."

"Não diria que sou muito diferente das outras crianças: faço asneiras, adoro pizzas e doces e ando à luta com a minha irmã. Contudo, sempre gostei de ler e escrever, e pensei que toda a gente também gostava." "Sempre" é desde os quatro anos, e o choque aconteceu aos cinco: "Percebi que nem todas as pessoas gostavam de ler, na realidade algumas detestavam. Foi um dos momentos mais decisivos da minha vida."

"Aquilo que a maioria dos adultos faz é para benefício da próxima geração, apesar de a voz das crianças ser das mais poderosas. Cada criança pode fazer a diferença."

Ela escolheu a educação. Durante o dia dá aulas e anda no 8.o ano da escola pública online Washington Virtual Academies (saltou um ano), mas acredita no poder da música e do desporto. "Espero um dia poder fazer a diferença levando educação aos países em desenvolvimento para impedir as sementes dos conflitos de crescerem."



Para assistir ao vídeo com legendas devem seleccionar a opção view subtitles, na parte inferior, e escolher depois a opção de português, caso seja essa a linguagem pretendida.

Sem comentários: