The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: O Homem na Lua II

terça-feira, 21 de julho de 2009

O Homem na Lua II

21 de Julho de 1969 - Primeiras páginas dos jornais portugueses.







Apenas uma pequena mas, quanto a mim, relevante adenda ao post anterior:

Na data em que se celebram os 40 anos do evento que deu início ao século XXI, como o qualificou o Diário de Notícias do próprio dia, toda a imprensa descreve a longa maratona televisiva de +18 horas, talvez o primeiro acontecimento mediático verdadeiramente global, e a forma como o jornalista José Mensurado a conduziu.
Ficámos a saber que disse larachas e poemas sobre a Lua quando não havia mais nada para dizer, que só bebeu um café e comeu uma bola de berlim sem creme porque houve uma alma caridosa que se lembrou dele, que se socorria de apontamentos técnicos fornecidos pela embaixada americana para esclarecer os espectadores sobre o que se ia passando, que calçava o número tal, e muito mais.

Esta imagem foi retirada do Pura Terylene Virgem.

Ficou por dizer que ao traduzir a frase de Armstrong "Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed.", ele também entrou para a história - ou pelo menos devia ter entrado, já que a história só existe se de algum modo for transmitida às gerações seguintes, e neste caso parece que ninguém se preocupa em relevar o facto. A tradução de "landed" seria "aterrou" e o jovem José Mensurado achou que tal não fazia sentido, aterrar seria na Terra e eles acabavam de chegar à Lua. Resolveu criar uma expressão nunca antes usada e disse "alunou". Porra! Ser o pai de um verbo é obra! E ninguém dá relevo a isto... Se o Homem voltar a visitar o nosso satélite natural vai alunar, não vai aterrar. Os brasileiros dirão "alunissar", mas isso é outra história. Aqui ficam os meus parabéns ao senhor José Mensurado e o meu pequeno contributo para que a história se lembre dele por algo de maior merecimento que comer bolas de berlim às tantas da manhã. Se estiver errado não tenham vergonha de me corrigir.

E para encerrar o assunto, Walking on the Moon dos Police. Estes três, tal como o trio da Apollo 11, também vi, mas desta vez foi ao vivo e a cores, apenas há 29 anitos.


Sem comentários: