The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: Verdade ou má ficção?

segunda-feira, 9 de março de 2009

Verdade ou má ficção?

Frank Zappa 1940/1993

Esta notícia do Correio da Manhã parece um pouco surreal:

"O arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho, o mais importante do Nordeste do Brasil, excomungou a mãe de uma menina de nove anos que engravidou do padrasto, que a violava desde os seis, e toda a equipa médica que fez o aborto dos fetos, no quarto mês de gestação, por terem praticado crime gravíssimo contra a vida. A decisão, já apoiada pelo Vaticano, causou grande revolta entre os fiéis e abriu também uma crise entre a Igreja e o presidente Lula da Silva, que classificou a excomunhão de lamentável.

D. José respondeu à indignação pública do chefe de Estado classificando-o como um 'católico mais ou menos', que pouco percebia das leis da Igreja. O arcebispo revoltou ainda mais os fiéis ao não excomungar o padrasto da menina, autor dos abusos sexuais que levaram à gravidez, e ao 'explicar' que para a Igreja o aborto é um crime muito mais grave do que violação."


Sinceramente, penso que se trata de uma brincadeira - de mau-gosto, obviamente. O presidente de um país como o Brasil cuida de comentar excomunhões e cria uma crise com a Igreja, enquanto um alto dignitário da mesma se distrai a elaborar escalas de gravidade de crimes, seleccionando, por sua douta interpretação do direito católico, aqueles que são merecedores ou não da mais grave pena aplicável: a excomunhão. Só falta o Lula ir ao Congresso Nacional defender a pena mínima de 100 pater nostrum para os casos de violação e a máxima de 20 avé-marias quando se trate de um aborto ou o tal arcebispo apresentar um proposta de lei à Santa Sé, para acabar com os deputados mensaleiros, com a corrupção, com a criminalidade generalizada e com a miséria social e económica a que o Brasil chegou. Cá para mim isto deve se publicidade a alguma novela ou a uma reedição dos programas do Jô Soares...


Sem comentários: